CONSULTORIA    AUDITORIA     ASSESSORIA CONTÁBIL    CORPORATE STARTUPS    PERÍCIAS CONTÁBEIS

PERÍCIAS CONTÁBEIS

Fazemos a verificação de fatos ligados ao patrimônio individualizado, visando oferecer opinião, mediante questão proposta. Para tal opinião realizamos exames, vistorias, indagações, investigações, avaliações, arbitramentos, em suma todo e qualquer procedimento necessário à opinião.

 

A perícia é feita pelos nossos contadores, devidamente registrados no órgão de regulamentação da profissão, no caso, o Conselho Regional de Contabilidade (CRC). É a mais robusta das provas admitidas judicialmente.

 

É o conhecimento técnico da área contábil colocado à disposição do judiciário para a elucidação de determinado fato ou controvérsia.

 

A perícia contábil tem por objeto central os fatos ou questões contábeis relacionadas com a causa, as quais devem ser verificadas e, por isso, são submetidas à apreciação técnica de peritos.

Atividades:

Assistência técnica em perícias contábeis;

Apuração de Haveres;

Assistência em Recuperação Judicial e Extrajudicial.

1/1

ASSISTÊNCIA E PARECERES TÉCNICOS

Nós damos o nosso parecer técnico contábil, provando a verdade dos fatos segundo a ótica da parte que contratou os serviços profissionais do perito-contador.

 

Por meio de relatórios, emitimos nossa opinião sobre o assunto específico técnico contábil e nos posicionamos quanto a sua abordagem legal.

 

Assessoramos o cliente na formulação do parecer ou mesmo na preparação de quesitos para serem respondidos pelo perito do juiz.

APURAÇÃO DE HAVERES

Apuração de Haveres é o procedimento que inclui avaliar o montante devido ao sócio que se retira de uma sociedade limitada.

 

Essa tarefa compete ao perito contábil quando nomeado pelo juiz e aos assistentes técnicos nomeados pelas partes.

 

O perito ou assistente deve proceder ao levantamento patrimonial, baseando-se nos dados contábeis existentes e ajustando as contas à efetiva realidade patrimonial na data base determinada para o laudo de apuração de haveres.

 

Não basta apurar, diretamente, o valor do patrimônio líquido, pela equação: Ativo – Passivo Exigível. Mesmo porque, um balancete (ou balanço) pode estar com vários erros ou defasagens.

 

Dentro desta apuração, o perito precisa atentar para distorções que podem ocorrer na avaliação do patrimônio líquido contábil.

 

Nós atuamos nessa área há vários anos, sempre muito próximos dos nossos clientes, de modo que não haja erros na apropriação de custos, despesas e receitas, para que cheguemos à efetiva e real apuração de haveres no final do processo.

ASSISTÊNCIA EM RECUPERAÇÃO JUDICIAL E EXTRAJUDICIAL

Há dois tipos de processos de recuperação de empresa: judicial ou extrajudicial. No caso da judicial, o juiz deve nomear um administrador para atuar como intermediário entre a empresa e seus credores. O administrador que na maioria dos casos é um advogado, contrata um perito contador para analisar e fiscalizar a condução e a realização do plano de recuperação judicial e emitir parecer técnico sobre estas atividades.

 

 

O contador, na função de perito, deve manter adequado nível de competência profissional, atualizado sobre as Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC), além das técnicas contábeis, especialmente as aplicáveis à perícia.

 

Os contadores da Spot Contábil são capacitados e se mantém sempre atualizados, pois todos nós sabemos da importância do mercado onde atuamos, sobretudo o da perícia contábil.